Posted by : Unknown quarta-feira, 25 de novembro de 2015

A III Semana Audiovisual da Universidade Estadual do Piauí iniciou na tarde desta quarta-feira (25), com a oficina de cinema e documentário ministrada pelo graduado em marketing e sócio da empresa Madre Filmes Ltda, Eduardo Crispim.

Eduardo iniciou sua palestra enfatizando o seu histórico profissional onde destacou trabalho em veículos de comunicação, agências de publicidade, entre outros. Para dar continuidade, ele instigou os estudantes presentes a pensarem sobre qual a diferença entre cinema de documentário e cinema de ficção citando exemplos de cada caso.

"A produção de um documentário quando não é encomendada, ou você tem que ter um recurso ou você tira do seu bolso, porque não é barato. Nós sabemos que o documentário é a ficção feita por uma pessoa que existe, porque é construído por essa pessoa. Nós nesse meio audiovisual costumamos escutar muito a palavra projeto, enquanto você não começa a trabalhar e colocar no papel a sua ideia não existe trabalho, para se ter trabalho tem que ter um problema", falou.

Segundo ele, para você mostrar uma história, conseguir passar para algumas pessoas o que você pretende dizer, tem que entender minimamente aquilo que está trabalhando. "Você tem que se envolver, se apaixonar, entender a realidade do que você quer contar, seja de uma pessoa que tem muito dinheiro, ou seja de uma pessoa que tem vergonha de oferecer a água em casa", disse ele citando uma personagem do sertão nordestino em um documentário apresentado na oficina.

Eduardo explicou ainda que para se ter uma narrativa, sempre deve ter um fio condutor. "O que vai levar do começo ao fim ou do fim para o começo é esse fio, você tem que achar esse fio condutor, nele você deve fazer arcos que são aquelas histórias que vão passar na lateral da história que você está mostrando, aquela principal", declarou.

No final da oficina, Eduardo Crispim exibiu documentários e trabalhos já realizados por ele, fazendo a descrição de cada um para os presentes.


Por: Mayara Dias
Fotos: Vitor Sousa 

VEJA FOTOS:




















Eduardo Crispim em entrevista para a TV Assembleia





Deixe um comentário...

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © 2013 IV Semana Audiovisual UESPI - Shiroi - Powered by Blogger - Designe por Johanes Djogan com edições de Daniel Simão -