Posted by : Unknown quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Por Julimar Silva

A Professora e Jornalista, Sande Moraes, marcou presença na abertura da 2ª Semana de Audiovisual, promovida pela UESPI (Universidade Estadual do Piauí), através dos alunos do 7º Bloco do Curso de Comunicação Social da instituição. A profissional, é uma das convidadas para ministrar a oficina: Jornalismo Político, na tarde desta quinta feira (20).
Sande Moraes tem 32 anos de experiência no campo da comunicação seja no Jornalismo Escrito (Impresso), Rádio e Televisão. Ela falou da expectativa para o que pretende compartilhar durante a oficina com os estudantes. Além de antecipar um pouco do que vai trabalhar durante a exposição aos ouvintes.
Jornalista Sande Moraes na abertura da 2ª Semana de Audiovisual

A expectativa é grande, não apenas dos alunos, como também minha, de estar passando para eles, já que vai ser rápido, uma noção da forma como a gente pode estar trabalhando para poder ganhar credibilidade. Nós sabemos que a política ela fica saturada, e com isso, ela perde um pouco a credibilidade e isso atinge também o jornalista. Então existem formas de trabalhar para que a gente não perca a credibilidade enquanto profissionais”, declara Sande Moraes, Jornalista.
Francisca Sande Moraes

Nascida em 05 de abril de 1962, na cidade de Lago da Pedra, Maranhão. A jornalista tem habilidades com as letras também na literatura, escrevendo poesias, literatura de cordel, crônicas e editoriais. Dentre os concursos dos quais participou, destacam-se: Concursos de Poesias, ganhando o primeiro lugar com o poema “Lago da Pedra”; Ganhando da Secretaria de Educação e Cultura do Município a publicação do livro “Lago da Pedra e outras Poesias”.

Aos 19 anos trabalhou na Rádio e TV Ribamar, onde exerceu o cargo de Assessora Administrativa e logo depois passou a atuar no Jornalismo. Sande Moraes é professora de formação, concursada e exerceu até o ano de 2012 pelo estado do Maranhão a atividade. A formação eclética, como: Pedagogia pelo – FASE – Instituto Educacional da Serra; Letras – UEMA/UESB – Até 6º Período (incompleto); MBA em Marketing Político e Organização de Campanhas - UNINTER – Colegio e Universidade Instituição de Ensino; E JORNALISMO – IBECEC - Instituto Brasileiro de Estatística, Culturas, Educação e Comunicação.

A sua prática profissional está recheada de uma vasta experiência, como: Redatora e Produtora do Tablóide “Informativo do Município”; Repórter e Âncora do Jornal “Cidadania em Cena” (Local); Editora e Produtora de Audio e Vídeo - Não linear (Premiere- Pro cs6); Diretora e Produtora da Rádio Santa Maura e TV Verdes Lagos – BAND – Lago da Pedra; Radialista de programas de rádio; Diretora da Radio Cultural FM; Diretora e Produtora da TV Planalto – SBT; Diretora e Produtora da VTV Comunicações – Record Regional do MA; Apresentadora do Programa “O Povo Quer Saber” – Record – MA.

Sande Moraes, afirma que o Jornalismo Político atual precisa deixar de ser menos publicitário e mais informativo. 

A política ela pesa, porque se você não tiver controle, você acaba se deixando como profissional descaracterizar. O Jornalismo ainda tem jeito, para que se possa fazer um Jornalismo de respeito, de credibilidade e que se possa tirar o chapéu”, finaliza Sande Moraes, professora e jornalista.




Deixe um comentário...

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © 2013 IV Semana Audiovisual UESPI - Shiroi - Powered by Blogger - Designe por Johanes Djogan com edições de Daniel Simão -