Posted by : Unknown sábado, 15 de novembro de 2014

A oficina de Jornalismo Político, que acontecerá no dia 20 de novembro das 14h30 às 16h30, traz o tema: Jornalismo na Construção e Desconstrução de um Político. Será conduzida pela experiente profissional Sande Moraes que vai discutir as diversas formas e expressão usadas para noticiar os fatos políticos e a figura do político. 

Sande Moraes
A jornalista e empresária Sande Moraes é Mestra em Marketing Político e Organização de Campanhas, com 32 anos que atua na área de comunicação já passou pelo Jornalismo impresso, pela Rádio e Televisão. Hoje trabalha na TV Record - MA e assumiu a Secretaria Municipal de Comunicação e Marketing do município de Santa Rita no Maranhão. Além de ter uma empresa de Assessoria e Consultoria em Marketing Político.

Em entrevista para a equipe organizadora do evento, a convidada fala sobre a temática que será trabalhada na oficina destacando sua importância e também a expectativa em participar da II Semana Audiovisual na Universidade Estadual do Piauí.  

A política no meio jornalístico não é mais apenas notícia de interesse do eleitor, se tornou também uma peça publicitária para os candidatos. Segundo a jornalista Sande Moraes, “não existe Marketing Político sem Comunicação ou Jornalismo. O jornalismo é hoje a ferramenta principal na construção e desconstrução de uma figura pública.” Ressalta. 

Ainda de acordo com Sande muitas vezes não dá pra saber o que é verdade e o que é jogo político através do jornalismo, por isso acaba comprometendo a credibilidade do jornalismo. “Hoje a maior parte dos veículos de comunicação, principalmente nas pequenas cidades são de propriedade de um político, exatamente para trabalhar a construção de uns e a desconstrução do adversário. Trabalho no marketing político, entendo que a política é um jogo acirrado, mas não gostaria de ver o jornalismo tão infundado se posicionando politicamente, porém é uma realidade que vamos ter que aprender a conviver com ela.” Afirma.

O jornalismo político atualmente se encontra numa fase em que a credibilidade está em jogo, tanto para o político quanto para o jornalista, devido a grande concorrência nos meios de comunicação, principalmente em relação à internet com as redes sociais.

No entanto, a jornalista acredita que ainda é possível um jornalismo com imparcialidade e a veracidade dos fatos e destaca como isso pode contribuir para os jovens no interesse por fatos políticos. “Os jovens estão muito ligados nas Mídias Sociais e as postagens sem respaldo e fundamentos podem ser prejudiciais para a sociedade é preciso ter sabedoria e responsabilidade com aquilo que divulgamos, a mídia social funciona em tempo real e chega rapidamente em todo o mundo. Devemos trabalhar uma forma de conscientização e que isso possa influenciar os jovens a buscarem os fatos verdadeiros.” Finaliza. 

Em relação a sua participação na II Semana de Audiovisual da UESPI, Sande Moraes fala de sua expectativa para o evento. “Eu acredito no aprendizado com a prática. A II Semana Audiovisual da UESPI tenho certeza que vai fazer com que os Universitários adquiram um conhecimento mais amplo com a prática e experiência compartilhada.” Ressalta a jornalista.

Deixe um comentário...

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © 2013 IV Semana Audiovisual UESPI - Shiroi - Powered by Blogger - Designe por Johanes Djogan com edições de Daniel Simão -